quarta-feira, 12 de outubro de 2016

INTERAÇÕES ECOLOGICAS




01.                A Biotecnologia Vegetal ainda está engatinhando, se considerarmos as promessas para o ano 2000. Veja bem o que já é feito: através de processos biotecnológicos, insere-se em determinadas plantas um microorganismo benéfico, o rizóbio, que ajuda a nitrogenização das próprias plantas, ou seja, diminui a necessidade de adubos nitrogenados.
JORNAL DA TARDE 27–8–87
O texto aponta uma das muitas possibilidades de emprego da Biotecnologia. Em condições naturais, bactérias do gênero Rhizobium já vivem há milênios em estreita relação ecológica com plantas leguminosas. Essa relação é do tipo
a)            competição
b)            inquilinismo
c)            mutualismo
d)            parasitismo
e)            comensalismo

02.                Os seres vivos de uma comunidade estabelecem constantes relações entre si e com o meio em que vivem. As interações podem ocorrer com indivíduos de mesma espécie ou entre indivíduos de populações diferentes. Ao longo do processo evolutivo, tanto os animais como os vegetais, desenvolveram mecanismos adaptativos especiais para a manutenção das espécies.

São exemplos desses mecanismos:
01.           em determinadas épocas do ano no Rio Araguaia ocorre a formação de cardumes que sobem o rio, na época da reprodução – é um exemplo de piracema;
02.           no Parque Nacional das Emas ocorre um fenômeno muito interessante e de grande beleza, logo após as primeiras chuvas: larvas bioluminescentes de certos coleópteros (besouros) são encontrados em câmaras dos termiteiros (cupinzeiros) que ali ocorrem em grande quantidade e insetos de hábitos noturnos são atraídos por esta bioluminescência, servindo de alimento para estas larvas – a relação existente larva/inseto é um exemplo de predatismo;
04.           várias plantas ornamentais no centro de Goiânia, como a Bela-Emília e a Coroa de Cristo, estão cobertas por uma plantinha de cor amarela, dotadas de haustórios que retiram a seiva elaborada destas plantas para a sua sobrevivência – a relação existente entre estas e as duas plantas é um exemplo de parasitismo;
08.           as emas fazem buracos no chão onde depositam seus ovos (que são chocados pelos machos), enquanto que raposas e gambás podem se alimentar desses ovos – é um exemplo de competição interespecífica;
16.           o lobo-guará, animal do cerrado, que se encontra preservado no Parque Nacional das Emas, atua tanto como regulador da população de roedores como disseminador de sementes de plantas silvestres – a relação lobo x plantas silvestres é um exemplo de mutualismo;
32.           insetos semelhantes às folhas secas são encontrados em material coletado nos cerrados – trata-se de um exemplo de inquilinismo;
64.           artrópodes coletados na região do Parque Nacional das Emas e identificados inicialmente como aracnídeos, após uma análise minuciosa, verificou-se tratar de formigas, pois apresentavam três pares de patas e não quatro como nas aranhas – tal fenômeno é um exemplo de mimetismo.

03.                Líquens são muitas vezes os colonizadores de nuas áreas rochosas. Por absorverem rapidamente substâncias dissolvidas na água, são também particularmente sensíveis a substâncias tóxicas presentes no ar, o que os recomenda como importantes marcadores de poluição ambiental.
Líquens são um conjunto:
a)            desarmônico entre bactéria e algas cianofíceas.
b)            "climax" de algas ou de algas cianofíceas.
c)            simbiótico entre bactérias e algas cianofíceas.
d)            simbiótico entre algas e fungos.
e)            simbiótico entre fungos e protozoários.

04.                Duas espécies A e B de protozoários foram colocadas em um único recipiente. Nesse recipiente, próprio para seus cresci­mentos, colocou-se, a cada dia, uma quantidade constante de alimento.

As contagens diárias do número de indivíduos estão expressas no gráfico a seguir:






a)            Diga o que aconteceu a cada espécie.
b)            Interprete esses resultados a partir do conceito de nicho ecológico.

05.                Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas.
As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente:
a)            comensalismo e mutualismo.
b)            competição e inquilinismo.
c)            inquilinismo e comensalismo.
d)            parasitismo e predatismo.
e)            protocooperação e competição.

                Diga o que aconteceu a cada espécie.
b)            Interprete esses resultados a partir do conceito de nicho ecológico.

01.                Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas.
As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente:
a)            comensalismo e mutualismo.
b)            competição e inquilinismo.
c)            inquilinismo e comensalismo.
d)            parasitismo e predatismo.
e)            protocooperação e competição.

06. Em uma floresta, as aves araçaris e tunis disputam os troncos ocos das árvores, abertos pelos pica-paus, para servir de abrigo para ninhos. O tipo de relação ecológica existente entre essas aves pode ser incluído no caso típico de:
a)            simbiose.
b)            comensalismo.
c)            cooperação interespecífica.
d)            competição intra-específica.
e)            competição interespecífica.

07. Na Floresta da Tijuca, é comum encontrarem-se troncos de árvores cobertos de musgos, samambaias, bromélias e orquíde­as. Por outro lado, na cidade pode-se ver árvores cobertas pela "erva-de-passarinho". Essas duas situações podem ser classi­ficadas, respectivamente, como:
a)            parasitismo e epifitismo
b)            mutualismo e parasitismo
c)            inquilinismo e mutualismo
d)            epifitismo e hemi-parasitismo
e)            hemi-parasitismo e inquilinismo

08. ‘Cipó-chumbo’ é o nome vulgar dado a diversas espécies do gênero Cuscuta. São vegetais de cor amarelada, desprovidos de clorofila, que se desenvolvem sobre outras plantas.
A respeito dessas espécies podemos dizer que:
a)            São plantas que não respiram nem realizam a fotossíntese, porque utilizam para sobreviverem todos os processos metabólicos da planta a qual estão parasitando.
b)            São espécies parasitas, cujas raízes sugadoras retiram a seiva que circula no xilema da planta parasitada.
c)            São espécies parasitas, cujas raízes sugadoras retiram a seiva que circula no floema da planta parasitada.
d)            São plantas epífitas, como as orquídeas e as bromélias.
e)            São espécies não parasitadas que, vivendo sobre outras plantas, conseguem melhores condições luminosas, necessárias para a fotossíntese através da xantofila.

09. Num recipiente, com meio de cultura próprio para paramécios, introduziram-se duas populações diferentes: Paramaecium caudatum e Paramaecium aurelia, com números aproximadamente iguais de indivíduos das duas espécies.
As populações foram contadas, diariamente, durante alguns dias e, com os dados obtidos, construiu-se o seguinte gráfico:


 

A análise do gráfico permite concluir-se que a(s):
a)            capacidade de reprodução de P. caudatum é muito pequena.
b)            população de P. aurelia é mais forte que a P. caudatum.
c)            população de P. aurelia é predadora da população de P. caudatum.
d)            duas espécies ocupam o mesmo nicho ecológico.
e)            duas espécies são comensais.
10. Bactérias e Leguminosas: uma associação eficiente.

“As leguminosas produtoras de grãos, como o feijão, a soja e o grão-de-bico, representam parcela considerável dos alimentos consumidos pela humanidade. Sabe-se que a infecção de suas raízes por bactérias do gênero Rizobium propicia uma associação favorável.”
(Ciência Hoje: Maio/1997)

Essa associação confere às leguminosas maior eficiência, geralmente expressa no aumento da produção de grãos, já que essas bactérias possibilitam a utilização de:
a)            nitrogênio do ar.
b)            nitratos do ar.
c)            aminoácidos do ar.
d)            água do solo.
e)            cadeias carbônicas do solo.

11. Duas espécies de seres vivos apresentam comportamento de desenvolvimento similar quando colocadas nas mesmas condições e recipientes diferentes. (A) e desenvolvimento diferente, quando colocadas nas mesmas condições e no mesmo recipiente (B). Examine o gráfico e faça o que se pede:


 


a)                     Cite e explique 3 características destas duas espécies;

b)                     Relacione o desenvolvimento das espécies e seus nichos ecológicos.

12. Uma semente deixada por um pássaro origina uma planta que se desenvolve em cima de um árvore. Um investigador faz observações freqüentes acerca do desenvolvimento desta planta e da árvore que a suporta. Após um longo período de coleta de dados, ele conclui que se trata de uma planta epífita e não de uma parasita.

a)            Cite duas características que permitiriam ao investigador distinguir essa planta de uma parasita.

b)            Qual a vantagem de uma planta epífita se desenvolver sobre uma outra planta?

13. Em 1859, 24 casais de coelhos foram transportados da Eu­ropa para a Austrália, onde não existiam estes animais. Na Austrália, ao contrário da Europa, não havia predadores e parasitas que controlassem a população de coelhos. Em pou­co tempo havia um número incalculável de coelhos que passaram a devastar as pastagens, deixando as ovelhas pra­ticamente sem alimento. Somente em 1950, depois de mui­tos estudos, resolveu-se introduzir na Austrália um vírus que causava uma doença mortal aos coelhos, diminuindo consideravelmente sua população, sem entretanto provo­car a extinção da espécie.

Com base no texto acima:
a)            Classifique esta relação desarmônica entre coelhos e ovelhas.




b)            Explique por que não houve extinção dos coelhos apesar da introdução do vírus.


14. As interações dos organismos de um ecossistema podem gerar associações harmônicas e desarmônicas. Uma associação onde seus membros são morfologicamente idênticos entre si, porém adaptados a tarefas distintas, constitui um exemplo de:
a)            comensalismo.
b)            colônia heterofílica.
c)            sociedade homofílica.
d)            colônia homofílica.
e)            sociedade haterofílica.

15. Considere o seguinte gráfico obtido a partir de experimento com duas espécies (X e Y) de angiospermas flutuantes que habitam lagos e lagos.

 











I– espécie X isolada.
II– espécie Y isolada.
III– espécie Y na presença de X.
IV– espécie X na presença de Y.

Pela análise do gráfico é possível constatar que entre as espécies X e Y existe uma relação de
a)            simbiose
b)            mutualismo
c)            parasitismo
d)            competição
e)            antibiose

16. Em uma visita a uma área de proteção ambiental, estudantes fizeram as seguintes observações :

A - a vegetação natural da região era, em sua maioria, constituída por árvores e arbustos de pequeno porte, com caules tortuosos, casca grossa e folhas espessas;
B - havia um animal parecido com gravetos de uma planta, o bicho-pau;
C - pulgões sugavam serva nas extremidades dos caules ou das nervuras das plantas e secretavam substâncias posteriormente utilizadas pelas formigas como alimento;
D - pulgões eram transportados para as plantas pelas formigas.

Julgue as seguintes conclusões tiradas pelos estudantes.
00.           A vegetação da região visitada é característica das formações vegetais conhecidas como caatinga.
01.           As características vegetais referidas estão relacionadas á falta de água na região estudada.
02.           O bicho-pau apresenta camuflagem, estratégia que pode ser usada tanto por predadores como por presas potenciais.
03.           Os pulgões mantêm relações harmoniosas com as formigas e sugam a seiva conduzida pelo xilema das plantas.

17. Uma das medidas profiláticas contra a malária é a utilização de peixes larvófagos (que se alimentam de larvas) para combate às larvas dos anofelídeos que se desenvolvem em rios e lagoas. A ação dos peixes em relação ao transmissor da malária constitui um exemplo de:
a)parasitose                          d)predatismo
b)simbiose                            e)amensalismo
c)comensalismo

18. Uma área foi ocupada por três espécies A, B, C. Nos gráficos a seguir o eixo horizontal indica o tamanho das sementes utilizadas pelas três espécies como alimento. Cada espécie utiliza uma certa quantidade desses recursos, indicada pelo comprimento do segmento de reta do eixo das abcissas delimitado pela curva de cada espécie. Alguns anos mais tarde as três espécies continuam na mesma área mas existem diferenças em relação à utilização dos recursos.
 































a)            Pela observação dos gráficos, quais as espécies que inicialmente têm nichos ecológicos mais diferentes? Justifique sua resposta. 




20. Numere a coluna superior, relacionando-a com a inferior e marque a alternativa que contém a numeração na ordem correta.
( 1 )         relação harmônica
( 2 )         relação desarmônica

(   )          sociedade    
(   )          parasitismo 
(   )          antibiose
(   )          competição   
(   )          simbiose     
(   )          predatismo
(   )          forésia

a)            1, 2, 2, 1, 1, 1, 1
b)            2, 1, 2, 1, 2, 1, 2
c)            1, 2, 1, 2, 1, 2, 2
d)            1, 2, 2, 2, 1, 2, 1
e)            2, 2, 2, 1, 2, 2, 1

21. Os pulgões são conhecidos insetos parasitas de determinadas plantas, de onde extraem a seiva elaborada que lhes serve de alimento. O excesso da seiva sugada é eliminada através de poros anais, sendo utilizado por determinadas formigas como fonte de alimento.
Esse tipo de relação é conhecida como
a) comensalismo                  d)mutualismo
b)parasitismo                        e)predatismo
c)simbiose

22. Sabemos que seres vivos de espécies diferentes podem estabelecer relações de cooperação como a apresentada a seguir:


As alternativas abaixo representam dois gráficos em cada uma: o da esquerda representa as curvas de crescimento dessas espécies vivendo separadas; o da direita representa as curvas decrescimento das mesmas espécies vivendo juntas. ­Supondo-se que as condições ambientais às quais estão sendo submetidas as espécies são apropriadas para ambas, separadas ou juntas, o par de gráficos que representa corretamente a relação de cooperação entre duas espécies é:






gabarito
01.            C
02.            VVVFVFV
03.            D
04.             
a)         A curva da espécie A indica um rápido crescimento do número de indivíduos até o décimo dia e um valor constante a partir desse dia. Esse ponto seria o ponto de equilíbrio dado pela quantidade de alimento, que é constante. A curva B nos indica que a segunda espécie aumenta levemente o número de indivíduos até o 8º dia; a partir daí passa a diminuir, sendo eliminada no 14º dia.
b)         Esse resultado indica a existência de competição entre as espécies A e B, justificando o conceito de nicho, cuja essência é a impossibilidade de que duas espécies diferentes ocupem o mesmo nicho; esse conceito também é conhecido como princípio da exclusão competitiva.

05.            E
06.            E
07.            D
08.            C
09.            D
10.            A
11.             
a)         A alimentação e a reprodução são duas variáveis biológicas altamente importantes na perpetuação de uma espécie. O gráfico A mostra que a espécie Z é menos adaptada ao nicho ecológico. Isso pode indicar uma maior competição intra-específica da espécie Z em relação à espécie Y. Esta é bem mais versátil na exploração de alimentos ou locais de reprodução.
O gráfico B mostra que há uma competição inter-específica, o que fica evidenciado pela manutenção do número de indivíduos Y, quando ocorre a extinção de Z. Caso houvesse um predatismo, teríamos uma queda acentuada e concomitante na freqüência de Y, visto que uma de suas fontes de alimento foi reduzida a zero. Aqui se aplica o princípio da exclusão competitiva de Gause, considerando-se que há extinção de uma das espécies envolvidas.
b)         As duas espécies não conseguem sobreviver no mesmo nicho ecológico, pois há uma competição inter-específica, sendo que a espécie Y tem um melhor conjunto genético adaptado às condições ambientais, ao passo que a espécie Z tem um conjunto genético menos adaptado às condições ambientais. Assim, a espécie Z conseguiria sobreviver desde que não houvesse competição com outra espécie.

12.  
a)         Presença de estruturas que captam água e nutrientes do ambiente aéreo.
        - Ausência de haustórios (raízes sugadoras de seiva).
        - Presença de clorofila.
b)         Obtenção de maior luminosidade.

13.
a)         Competição.
b)         Porque alguns coelhos eram resistentes a este vírus.

14. E
15. D
16. FFVF
17. D
18.
a)         As espécies A e C. A alimentação é um dos parâmetros que definem o nicho ecológico; inicialmente, as espécies A e C utilizam alimentos diferentes.
b) A e B, pois no início havia grande superposição dos recursos utilizados; depois de algum tempo, cada espécie explorava recursos diferentes ou nichos diferentes.

20. D
21. A
22. C
23. E
24. A
25. B

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